Arquivo do blog

# Samba de Roda

Sejam Bem Vindos a essa parte do acervo do Canal Axé Ancestral , aqui você encontrará um bom material para completar os seus estudos, sabendo que os mesmos são encontrados na própria internet , ao ter a oportunidade compre o material Original .
Introdução:
O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa  fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.

Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda teve início por volta de 1860, como forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.

Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Presente no trabalho de renomados compositores baianos – Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revela de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto.

Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.

Fonte: http://bahia.com.br/viverbahia/cultura/samba-de-roda/

Acervo de Aúdios:
  1. Dona Edith do Prato - Vozes da Purificação - 2003.
  2. Samba de Caboclo - Fernando dos Santos ''Ilê de Egunajara''  - 1975 .
  3. Mestre Ananias e Grupo Garoa do Recôncavo - Samba de Roda - ao vivo - Vol. II - Documento Inédito
  4. Grupo de Samba Chula - Filhos da Pitangueira - São Francisco do Conde - BA .
  5. Samba Chula de São Braz - Quando Dou Minha Risada - Há,Há.
  6. Bule-Bule - 2006.
  7. Samba de Roda -  Patrimônio da Humanidade - 2006.
  8. Samba de Nicinha - Raízes de Santo Amaro.
  9. Samba e Celebração - Mãe Walquíria.
  10. Grupo União - Peneirou Balão - Vol.01 - Samba de Roda de Ipirá - BA.
  11. Samba Baiana - A Vivência Cantada  de Dona Dalva - 2011.
  12. Samba de Véio da Ilha do Massangano.
  13. Samba de Roda - Nega Duda.