Arquivo do blog

# Coco de Roda

Sejam Bem Vindos a essa parte do acervo do Canal Axé Ancestral , aqui você encontrará um bom material para completar os seus estudos, sabendo que os mesmos são encontrados na própria internet , ao ter a oportunidade compre o material Original .
Introdução:
Dança tradicional do Nordeste, o coco de roda tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas no Brasil. Apesar de frequente no litoral, acredita-se que o coco surgiu no interior, provavelmente nos quilombo, a partir do ritmo originado da quebra dos cocos para a retirada da amêndoa, com sua dança e tradição musical cantada, tornou-se um modo privilegiado de transmissão e manutenção do conhecimento e da tradição popular.

No entanto, devido à sua origem nas camadas oprimidas e marginalizadas da sociedade, o coco sempre sofreu a discriminação dos meios de comunicação das classes dominantes. Assim, a difusão e a manutenção do coco como expressão cultural deve-se unicamente à sua resistência.


É enfrentando essas dificuldades que os mestres coquistas passam grande parte de suas vidas sem apoio, apesar de sua arte possuir grande valor histórico, que persiste através dos tempos.

Fonte: http://averdade.org.br/2012/04/coco-de-roda-origem-e-resistencia/

Acervo de Aúdios:
  1. Cocos ''Alegria e Devoção'' - 1999.
  2. Cila do Coco e seus pupilos - 2006 .
  3. Grupo Bongar - Chão batido, coco pisado - 2009.
  4. Coco Chinelo de Iaiá.