Arquivo do blog

# Capoeira Angola

Sejam Bem Vindos a essa parte do acervo do Canal Axé Ancestral , aqui você encontrará um bom material para completar os seus estudos, sabendo que os mesmos são encontrados na própria internet , ao ter a oportunidade compre o material Original .

Introdução:
A Capoeira Angola é uma expressão da tradição afro-brasileira calcada em exercícios de (con)vivência grupal. Sua prática representa a conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Em seu ritual, todos participam e cada um é fundamental e único.

Para o jogo de Capoeira Angola, os capoeiristas formam uma roda que faz a representação do mundo com elementos de sustentação e ordenação: os instrumentos, a música, a palavra cantada, os fundamentos e a ética do jogo.

No espaço da roda há uma dramatização de luta que transforma possíveis golpes poderosos em gestos contidos no momento do toque no adversário. A movimentação individual nesta dança-guerreira está fortemente relacionada aos movimentos do outro capoeirista no jogo, em processos reflexivos, de valorização da auto-estima e de superação de estigmas.

A capoeira é um processo de auto-conhecimento que não se limita à atividade físico-corporal e busca uma reestruturação do indivíduo a partir de experiências coletivas.

Assim, ao praticar a Capoeira Angola estamos nos propondo a interagir individual e coletivamente com o mundo, participando das suas dinâmicas sócio-culturais. O debate e a reflexão são, para a formação do capoeirista, tão importantes quanto o treino e o jogo de capoeira.

Fonte: http://nzinga.org.br/pt-br/capoeira_angola

Acervo de Aúdios:
  1. Eu, Bahia - Atabaque e Berimbau - Edinho Marundelê e Onias Comenda - 1972.
  2. Mestre Marrom
  3. Grupo de Capoeira Angola Pelourinho - Capoeira Angola from Salvador Brazil.
  4. O GCAP tem dendê - Mestre Moraes
  5. A Poesia de Boca Rica -  Berimbau solo,Capoeira Angola
  6. Contra -Mestres - Dorado e Forró - Capoeira Angola 
  7. Mestre Virgílio - Velho Angoleiro - Ladainhas e Corridos - 2007.
  8. Contra Mestre Rafael De Lemba - Quando os Berimbaus se encontram.
  9. Movimento Novo - Capoeira.
  10. Academia de Capoeira Angola São Jorge dos Irmãos Unidos do Mestre Caiçara
  11. Capoeira Angola Santo Amaro da Purificação Por Mestre Ivan - Ao Vivo.
  12. Mestre Deraldo - Mandingueiro.
  13. The art of the Berimbau - L'Art du Berimbau -  Mestre Gato Preto - 2001.
  14. Roots of Bahia - Mestre Deraldo - Vol.1.